Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/599
Title: Ocorrência de fungos em rações para cães comercializadas a granel no Brasil: revisão sistemática.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Nascimento, Mirrayl Viana
Keywords: Contaminação - fúngica
Fungo - micotoxina
Ração - granel
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: NASCIMENTO, Mirrayl Viana. Ocorrência de fungos em rações para cães comercializadas a granel no Brasil: revisão sistemática. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Objetiva-se com este trabalho realizar revisão sistemática sobre a contaminação fúngica das rações para cães comercializadas a granel no Brasil. A busca eletrônica foi conduzida na base de dados Google Scholar selecionando trabalhos publicados entre os anos de 2007 e 2019. As palavras chaves utilizadas foram “qualidade microbiológica”, “rações”, “cães”, “avaliação fúngica”, “ração” e “cão”. A maior parte dos agentes fúngicos encontrados tem a capacidade de produzir micotoxinas, sendo eles Aspergillus, Penicillium e Fusarium. As micotoxinas podem prejudicar a saúde dos animais por meio da ingestão desses alimentos contaminados. Com os resultados obtidos através dessa revisão sistemática, foi possível constatar que todas as rações estavam contaminadas por algum agente fúngico, sendo assim se fazendo necessária a atualização na legislação e mais pesquisas sobre o assunto para que haja melhores abordagens de inspeção e maior rigidez quanto à fiscalização e cuidados higiênicos com os alimentos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/599
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mirrayl Viana Nascimento_0004398_parcial.pdf323.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.