Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/602
Title: Avaliação do consumo de leite e derivados e conhecimento sobre os riscos à saúde pública.
Authors: Souza, Stefania Marcia de Oliveira (Orientador)
Medeiros, Yngrid Chaves
Keywords: Doença - leite
Microorganismo
Zoonose
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: MEDEIROS, Yngrid Chaves. Avaliação do consumo de leite e derivados e conhecimento sobre os riscos à saúde pública. Orientador: Stefania Marcia de Oliveira Souza. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O leite tem sido muito utilizado na alimentação humana, entretanto é um meio que favorece o crescimento microbiano. A comercialização do leite cru é proibida e é uma preocupação para saúde pública, pois não é fiscalizado e o consumidor pode adquirir um alimento contaminado sem ter o conhecimento e adoecer. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento dos consumidores sobre os riscos à saúde pública causados pelo consumo de leite e derivados produzidos a partir de leite sem prévio tratamento. Foi disponibilizado um questionário online, através do Google Formulários, com 10 questões, onde pessoas de diversas regiões do Brasil responderam de forma anônima, entre os meses de abril e maio de 2020 e no total foram obtidas 417 respostas. Como resultado, foi observado que 88% e 99,3% respectivamente são consumidores de leite e derivados. Das 417 pessoas, 377 delas possuem predileção pelo queijo, sendo que 50 afirmam comprar em feiras ou de ambulantes. Sobre a preferência do leite, dos 417 participantes, 4% preferem o leite in natura. 73,86% dos participantes reconhecem o risco e mesmo sabendo que pode ocorrer a transmissão de doenças, 4,5% deles afirmam preferir o leite in natura. 26,14% desconhecem o risco e 3,7% preferem o leite cru. Concluiu-se que grande parte dos consumidores de leite informal, sabem dos riscos e mesmo assim preferem consumi-lo. É possível ver que a falta de informação sobre a transmissão de doenças e sobre a venda deste alimento ser proibida, ainda é alta.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/602
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yngrid Chaves Medeiros_0004093_parcial.pdf145.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.