Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/614
Title: Analgesia não farmacológica no pós-operatório em pequenos animais.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Ramos, Igor Henrique da Silva
Keywords: Medicina veterinária
Dor
Analgesia
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: RAMOS, Igor Henrique da Silva. Analgesia não farmacológica no pós-operatório em pequenos animais. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A dor é considerada uma experiência sensorial e emocional desagradável, que pode gerar transtornos e complicações pós cirúrgicas levando o animal a óbito. Hoje em dia existe uma grande preocupação com o bem estar dos animais, pois são seres sencientes, capazes de sentir dor, prazer e alegria, estando cientes do ambiente que os cercam. Para mensurar e avaliar a dor são utilizadas escalas unidimensionais, porém as mais precisas e utilizadas são as escalas da Universidade de Melbourne (UMPS), e a Escala Composta de Dor de Glasgow (GCMPS). O reconhecimento da dor na maioria das vezes é observado pelo tutor, assim, buscando ajuda de um profissional para um tratamento adequado. Para obter sucesso na terapia analgésica existem técnicas farmacológicas que produzem analgesia resultando na ausência da dor. Porém a analgesia não farmacológica no pós operatório em pequenos animais, surge como uma ascensão na área da medicina veterinária, visando restabelecer a homeostasia do corpo do animal e também reduzir a quantidade de fármacos utilizados. O objetivo desse trabalho teve como finalidade realizar um compilado de informações, métodos e exemplos das principais terapias não farmacológicas abordadas como: acupuntura, eletroterapia, laserterapia, ozonioterapia entre outras, e suas indicações e contraindicações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/614
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Igor Henrique da Silva Ramos_0004060.pdf355.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.