Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/615
Title: Complexo hiperplasia endometrial cística associada à piometra em cadela: relato de caso.
Authors: Melo, Fernanda Barros de Oliveira (Orientador)
Silva, João Vitor Amorim Rodrigues
Keywords: Cadela
Progesterona
Tratamento
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: SILVA, João Vitor Amorim Rodrigues. Complexo hiperplasia endometrial cística associada à piometra em cadela: relato de caso. Orientador: Fernanda Barros de Oliveira Melo. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo relatar o caso de uma cadela apresentando o complexo hiperplasia endometrial cística - piometra, descrevendo os sinais apresentados, os achados ultrassonográficos e laboratoriais. O CHEC-P é uma síndrome que acomete em maior proporção cadelas mais velhas, nulíparas e que utilizaram contraceptivos progestágenos e estrógenos. Estudos apontam que a CHEC-P ocorre pela exposição excessiva e prolongada do útero à progesterona, e pelos altos níveis de estrógenos. Vómito, apatia, anorexia e descargas vaginais são alguns sinais clínicos frequentes. O diagnóstico é feito através da avaliação dos sinais, dos resultados laboratoriais e ultrassonográficos. A ovariosalpingohisterectomia é o tratamento recomendado para essa afecção, porém há estudos que demostram ótimos resultados na utilização do tratamento terapêutico com o aglepristone, sendo este realizado em animais com objetivo de não ser perdido a funcionalidade reprodutiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/615
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Vitor Amorim Rodrigues Silva_0004115.pdf394.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.