Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/647
Title: Implantação de granja de produção de ovos orgânicos: descrição técnica.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Caixêta, Larissa Rodrigues
Keywords: Alimento - orgânico
Bem-estar - animal
Embrapa
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: CAIXÊTA, Larissa Rodrigues. Implantação de granja de produção de ovos orgânicos: descrição técnica. Orientador: Fonseca do Carmo. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Dentre os sistemas de produção de aves alternativos, o sistema de produção de ovos orgânicos vem alcançando excelentes margens de lucro em mercados com altos padrões de exigências, uma vez que o consumidor percebe que no produto são considerados o bem-estar animal e rastreabilidade. Além disso, a produção orgânica agrega de valor aos produtos melhorando o retorno econômico aos pequenos e médios produtores rurais. O presente trabalho teve como objetivo a formulação de uma descrição técnica para implantação de uma granja de ovos seguindo as exigências para certificação orgânica. O projeto teve como público alvo os pequenos e médios produtores rurais utilizando a galinha poedeira híbrida – Embrapa 051, com produção de 345 ovos/ave/ciclo. Foram projetados dois galinheiros com 72 m² cada, com área externa de 6 piquetes de 250 m² e uma área total de 2 ha. Foram estimados que ao final do período de produção sejam produzidos 172.500 mil ovos. A receita projetada de venda da produção será de R$ 311.438,40 com a venda dos ovos, das matrizes vivas e da cama de frango utilizada nos dois galinheiros. O projeto se mostrou tecnicamente viável para produção em baixa escala de ovos orgânicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/647
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Rodrigues Caixeta_0002654_parcial.pdf557.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.