Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/673
Title: O efeito dos agentes clareadores na microdureza e rugosidade superficial do esmalte dental humano.
Authors: Arcuri, Toni (Orientador)
Sousa, Joana D´ arc Gomes de
Keywords: Odontologia
Clareamento dental - efeito
Esmalte - dental
Issue Date: 30-Mar-2021
Citation: SOUSA, Joana D'arc Gomes de. O efeito dos agentes clareadores na microdureza e rugosidade superficial do esmalte dental humano. Orientador: Toni Arcuri. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados por pacientes que desejam um sorriso mais agradável. Os agentes clareadores mais utilizados são: o peróxido de hidrogênio, que é a técnica de clareamento utilizado em consultório, e o peróxido de carbamida, que é um clareador de baixa concentração o qual é realizado pelo paciente com o uso de moldeiras em casa. No entanto, estudos demonstram que o clareador de alta concentração tem causado danos a estrutura mineral do esmalte. Além disso, alguns autores alertam que uso dessa técnica ocasiona risco para a polpa e gera sensibilidade e desconforto para o paciente devido ao rompimento da estrutura mineral do esmalte. Pesquisadores têm evidenciado que o clareamento feito com géis de baixa concentração é a técnica mais adequada para o paciente, visto que eles não possuem efeitos tóxicos para o tecido pulpar gerando, assim, menos sensibilidade. O gel clareador causa uma perda mineral que é revertida pela capacidade tampão da saliva no processo desmineralização. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos do clareamento dental sobre a microdureza e a rugosidade superficial do esmalte dental humano.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/673
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana D'arc Gomes de Sousa_0006332_parcial.pdf412.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.