Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/681
Title: Comparação entre os métodos de dobras cutâneas e bioimpedância para avaliação da composição corporal.
Authors: Andrade, Daniel Tavares de (Orientação)
Gonçalves, Daniela Pereira
Santos, Thais Rodrigues de Oliveira
Keywords: Bioimpedância
Cutânea - dobra
Composição - corporal
Issue Date: 30-Mar-2021
Citation: GONÇALVES, Daniela Pereira; SANTOS, Thais Rodrigues de Oliveira. Comparação entre os métodos de dobras cutâneas e bioimpedância para avaliação da composição corporal. Orientador: Daniel Tavares de Andrade. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O objetivo do estudo foi revisar na literatura os artigos que compararam os métodos de avaliação da composição corporal por meio de dobras cutâneas (DC) e bioimpedância (BIA) elétrica. A metodologia usada foi através de buscas com bases de dados ((SciELO, Sciense Direct e LILACS) artigos que foram publicados no período de 2000 a 2020 com idiomas em português e inglês, com os mesmos objetivos. Foi observado que os dois métodos são eficazes para avaliação da composição corporal, revisando os métodos usados nos estudos selecionados constatamos que a BIA é um método prático, rápido e não exige treinamento prévio, sendo recomendado para estudos e pesquisas com maiores números de pessoas a ser avaliadas, porém Dobras Cutâneas mostrou-se um método mais fidedigno quando comparado com BIA.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/681
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Pereira Gonçalves_0005875_Thais Rodrigues de Oliveira Santos_0005829.pdf194.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.