Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/722
Title: O papel da odontologia esportiva na melhora do desempenho dos atletas e na prevenção de agravos.
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Pereira, John Eberson Soares
Keywords: Odontologia
Saúde - bucal
Protetor - bucal
Issue Date: 27-Apr-2021
Citation: PEREIRA, John Eberson Soares. O papel da odontologia esportiva na melhora do desempenho dos atletas e na prevenção de agravos. Orientador: Renan Bezerra Ferreira. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O acompanhamento odontológico do atleta deve ser considerado como parte integrante do treinamento nos clubes e equipes de esportes desde a sua entrada na prática esportiva. Durante muito tempo a odontologia foi vista como uma área apenas de emergências odontológicas após traumas na região da boca e não de forma preventiva para evitar essas lesões comuns em esportes de contatos. Também não era vista como uma área capaz de melhorar a performance dos atletas. Após anos de pesquisas sobre a inserção da odontologia no esporte, muitos clubes esportivos reconheceram sua importância e aderiram à entrada dos cirurgiões-dentistas a fim de prevenir lesões orofaciais com o auxílio de protetor bucal individualizado e melhora da performance dos atletas com tratamentos de acordo com a necessidade de cada um, podendo ser desde de um tratamento de retirada de focos infecciosos até a montagem de um aparelho ortodôntico, sempre com o objetivo da melhora no desempenho físico do atleta. Baseado em uma revisão de literatura, este artigo visa mostrar a importância de uma adequada saúde bucal para os atletas assim como a utilização de protetores bucais individualizados como método de prevenção a lesões orofaciais em esportes de contato, destacando que o cirurgião-dentista trabalhará em conjunto com a equipe de saúde esportiva, de forma multidisciplinar, sendo que, de forma ideal, todos os atletas façam a avaliação bucal assim que iniciarem a prática esportiva nos clubes, inclusive na categoria infantil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/722
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
John Eberson Soares Pereira_0006408_parcial.pdf129.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.