Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/879
Title: Centro de atenção psicossocial III: a importância da arquitetura no tratamento de doenças psíquicas.
Authors: Souza, Octávio dos Santos (Orientador)
Lucena, Ana Beatriz Oliveira
Keywords: Saúde - mental
Psicossocial - assistência
Arquitetura - social
Issue Date: 26-Aug-2021
Citation: LUCENA, Ana Beatriz Oliveira. Centro de atenção psicossocial III: a importância da arquitetura no tratamento de doenças psíquicas. Orientador: Octávio dos Santos Souza. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A saúde mental ainda é um campo extenso e complexo do conhecimento, mas é possível defini-la como uma área de atuação no âmbito das políticas públicas de saúde. A saúde mental não se baseia apenas em um tipo de conhecimento e a psiquiatria não é exercida apenas pelo psiquiatra. Outras áreas de conhecimento estão diretamente envolvidas no tratamento de doenças psíquicas e uma delas é a arquitetura. O meio onde se está inserido pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente um tipo de comportamento. Desde o surgimento do SUS – Sistema Único de Saúde – e a extinção de hospícios e manicômios, o progresso para o acolhimento de doenças mentais tornou- se cada vez mais evidente. A preocupação dos profissionais de saúde juntamente com as políticas públicas brasileiras trouxeram o Centro de Atenção Psicossocial como alternativa de ambientação adequada para acolhimento e tratamento dos pacientes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/879
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Beatriz Oliveira Lucena_0005746.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.