Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/89
Title: Utilização do protocolo de manchester na classificação de risco no centro obstétrico
Authors: Pereira, Divinamar (Orientador)
Silva, Maria Jamile Evangelista da
Cezário, Tanise de Lima
Keywords: manchester
classificação de risco
centro obstétrico
enfermagem
Issue Date: 7-Feb-2019
Citation: SILVA, Maria Jamile Evangelista da; CEZÁRIO, Tanise de Lima. Utilização do Protocolo de Manchester na Classificação de Risco no Centro Obstétrico. Orientador: Divinamar Pereira. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O acolhimento com classificação de risco em obstetrícia é apresentado no Programa Rede Cegonha disposto em uma de suas diretrizes para dar suporte às maternidades e serviços de obstetrícia no Brasil. O acolhimento com classificação de risco funciona como um processo dinâmico para identificar as usuárias que necessitam de uma assistência imediata, analisando o grau de sofrimento e agravos à saúde. A utilização de protocolo no acolhimento com classificação de risco nas emergências dos centros obstétricos tem o intuito de assistir as gestantes e classificar de forma sistemática evitando riscos por demora no atendimento. O objetivo desse estudo é avaliar a utilização do protocolo de Manchester para classificação de risco de gestantes. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada do período de agosto de 2017 a outubro de 2018, e a pesquisa nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS, BDENF e SciELO. Através do estudo foi possível concluir que os enfermeiros demonstram satisfação ao utilizarem o protocolo de Manchester, no entanto, há falta de fluxogramas específicos para classificar a gestante. A maioria dos enfermeiros não recebem o treinamento para utilização do protocolo, mas reconhecem que é necessário, como também, a vivência no setor para aplicar a classificação de risco com total confiança. Alguns relatam que a falta de enfermeiro obstetra atuando na classificação de risco é um dificultador.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/89
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tanise Cezareo_0000436_ Maria Silva_ 0000090.pdf139.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.