Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/91
Title: Microcefalia e Zika vírus no Brasil: um estudo de revisão
Other Titles: Microcephaly and Zika virus in Brazil: a review study
Authors: Albuquerque, Ana Karolina Rodrigues (Orientador)
Trindade, Adriana Gomes
Lopes, Victor de Oliverira
Keywords: zika vírus
microcefalia
doença - brasil
Issue Date: 7-Mar-2019
Citation: TRINDADE, Adriana Gomes; LOPES, Victor de Oliveira. Microcefalia e Zika vírus no Brasil: um estudo de revisão. Orientador:Ana Karolina Rodrigues Albuquerque. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O Zika vírus identificado na África em meados de 1940, com transmissão vetorial pelo Aedes Aegypti, em 2014 tiveram seus primeiros casos diagnosticados no Brasil. Apresentando inédita associação com alterações neurológicas, como a microcefalia. Tendo como objetivo relatar sobre o Zika vírus e suas implicações em território brasileiro, a partir da literatura produzida após a constatação da epidemia de 2014. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura do tipo qualitativa, realizada em publicações que compreenderam o período de 2015 a 2018, utilizando-se as plataformas de pesquisa Lilacs, Scielo, Bdenf, BVS e google acadêmico. Os resultados apontaram, a gravidade da infecção, principalmente quando capaz de causar alterações neurológicas como síndrome de Guillain Barré e em gestantes que tiveram recém-nascidos com calcificações cerebrais e microcefalia. Evidencia-se a necessidade de investimento de ações de promoção e prevenção de saúde, como expansão do saneamento básico e educação da população para controle vetorial.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/91
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor Lopes_0005021_ Adriana Trindade_0003279.pdf191.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.