Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/958
Title: Violência sexual contra crianças e adolescentes: uma análise jurídica e psicossocial.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Fonseca, Erica Paula Machado
Keywords: Direito penal
Direito - criança - adolescente
Assistência infantil
Issue Date: 31-Aug-2021
Citation: FONSECA, Erica Paula Machado. Violência sexual contra crianças e adolescentes: uma análise jurídica e psicossocial. Orientador: Risoleide de Souza Nascimento. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise jurídica e psicossocial da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, onde deixará de forma reflexiva a imprescindibilidade de se estudar e falar sobre esse assunto, não somente da violência física como bem propagada e divulgada pela mídia, mas da psicológica. É uma pesquisa exploratória e explicativa com uma abordagem qualitativa e de natureza básica. A coleta de dados realizada com revisão bibliográfica. Esta é uma marca que não se pode apagar, deixando rastros na vida futura das vítimas, tanto comportamental, cognitiva ou emocional. Para chegar ao resultado final partiu da primícia que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime hediondo e de alta reprovabilidade social, pois envolve seres que são tidos como frágeis e em fase de desenvolvimento, o que traz um senso de responsabilidade social, além do já firmado na lei. O crime sexual afeta de forma incisiva a vida tanto da vítima como da família. Por se tratar de um crime tão delicado é necessário analisar o percurso após a denúncia, que por vezes tende a ser mais complicado do que o fato ocorrido antes dela, haja vista que se após o fato o tratamento não for bem sucedido pode ocorrer a revitimização. Há a importância de profissionais capacitados desde o primeiro contato com a vítima, pois é necessário um especialista na mente humana em analisar e amparar o infante, considerando que a interdisciplinaridade traz com que o resultado seja satisfatório.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/958
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erica Paula Machado Fonseca_ 0009359.pdf352.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.