Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/980
Title: Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Formiga, Fernanda Andrade
Keywords: Jogo - brincadeira
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: FORMIGA, Fernanda Andrade. Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar como jogos e brincadeiras lúdicas permitem influenciar no desenvolvimento cognitivo; operando na promoção do conhecimento, no estímulo ao aprendizado e no processo de socialização da criança, nos anos iniciais. O método de estudo foi bibliográfico, levantando como metodologia de pesquisa uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizado e sua influência no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil nos primeiros anos. A pesquisa teve como base teórico- científica estudos realizados por Piaget, Vygostsky, Kishimoto e Freddrich Froebel. A análise da pesquisa permitiu considerar que os estudiosos dos jogos e brincandeiras foram importantes na utilização de ferramentas pelos docentes na etapa de ensino/aprendizagem da educação infantil, pois os mesmos devem estar preparados para articular os conteúdos apresentados em sala, uma vez que ao apresentar um planejamento didático-pedagógico, os jogos e brincadeiras servem como instrumento organizador para o espaço de realização de atividades em sala. Os jogos e brincadeiras lúdicas proporcionam inquietações e reflexões no contexto escolar, por isso há necessidade de projetos e ações na trajetória profissional do pedagogo no que diz respeito ao tema proposto, neste estudo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/980
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Andrade Formiga_0009941.pdf698.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.