Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/984
Title: Educação EJA: desafios encontrados para permanência e conclusão dos estudos de alunos da educação de jovens e adultos.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Nunes, Larissa Malaquias
Keywords: Evasão escolar
Exclusão escolar
Pedagogia escolar
Issue Date: 3-Aug-2021
Citation: NUNES, Larissa Malaquias. Educação EJA: desafios encontrados para permanência e conclusão dos estudos de alunos da educação de jovens e adultos. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Diante de todas as incertezas sobre o que se levaria a tamanha evasão escolar dentro da modalidade de Educação de Jovens e adultos. Este estudo objetiva entender todos os aspectos que envolvem essa problemática e de que forma poderia ser evitada. Foram destacados então, os principais apontamentos por autores, professores e alunos sobre o que causaria essa evasão. Através de pesquisas bibliográficas, verificou-se que a falta de metodologias adequadas, a má formação de professores, as escolas despreparadas, desigualdades sociais, exclusão escolar e a falta de políticas públicas que atendam os educandos da EJA são as principais acarretadoras de evasão escolar. Por consequência disso, buscamos então alguns levantamentos sobre o que contribuiria para diminuição da evasão escolar nesse segmento, e podemos constatar que a reparação das questões citadas acima são as principais soluções, como a formação adequada de educadores, metodologias que estejam de acordo com a realidade que os alunos vivem, um olhar mais cuidadoso as dificuldades encontradas pelos dicentes, escolas com recursos fundamentais, e a diminuição das desigualdades através de politicas públicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/984
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Malaquias Nunes_0010645.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.