Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2240
Title: Bullying no ambiente escolar: processos e atores.
Authors: Castro, Luis Felipe Perdigão de (Orientador)
Sousa, Maria Francisca de
Keywords: Bullying
Escola
Professores
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: SOUSA, Maria Francisca de. Bullying no ambiente escolar: processos e atores. Orientador: Luis Felipe Perdigão de Castro. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Neste trabalho serão abordadas reflexões sobre o “bullying”, no âmbito educacional, com olhar sobre seus processos e atores mais gerais, através de pesquisa bibliográfica. A bibliografia aponta a importância de se combater o bullying, proporcionando aos alunos um espaço social menos angustiante. São inúmeras as consequências negativas oriundas dessa prática de violência. A escola tem um papel importantíssimo, inclusive agindo para evitar e prevenir as mais variadas formas de violência, educando para a ética e para a sensibilidade. A pesquisa bibliográfica deste trabalho se orienta pelo seguinte problema de pesquisa: “A escola tem planejado coletivamente as intervenções no ambiente escolar na educação infantil em relação ao bullying”? Conclui-se que a escola é um ambiente que enfrenta e expõe grandes desafios, sendo necessários os profissionais que possuam habilidades específicas e técnicas adequadas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2240
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Francisca de Sousa_parcial.pdf174.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.