Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2240
Título: | Bullying no ambiente escolar: processos e atores. |
Autor(es): | Castro, Luis Felipe Perdigão de (Orientador) Sousa, Maria Francisca de |
Palavras-chave: | Bullying Escola Professores |
Data do documento: | 19-Jan-2023 |
Citação: | SOUSA, Maria Francisca de. Bullying no ambiente escolar: processos e atores. Orientador: Luis Felipe Perdigão de Castro. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Neste trabalho serão abordadas reflexões sobre o “bullying”, no âmbito educacional, com olhar sobre seus processos e atores mais gerais, através de pesquisa bibliográfica. A bibliografia aponta a importância de se combater o bullying, proporcionando aos alunos um espaço social menos angustiante. São inúmeras as consequências negativas oriundas dessa prática de violência. A escola tem um papel importantíssimo, inclusive agindo para evitar e prevenir as mais variadas formas de violência, educando para a ética e para a sensibilidade. A pesquisa bibliográfica deste trabalho se orienta pelo seguinte problema de pesquisa: “A escola tem planejado coletivamente as intervenções no ambiente escolar na educação infantil em relação ao bullying”? Conclui-se que a escola é um ambiente que enfrenta e expõe grandes desafios, sendo necessários os profissionais que possuam habilidades específicas e técnicas adequadas. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2240 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Francisca de Sousa_parcial.pdf | 174.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.