Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Title: Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Sousa, Thais Raquel Meneses de
Keywords: Educação infantil
Ensino fundamental
Transição escolar
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: SOUSA, Thais Raquel Meneses de. Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, pois partiu-se do pressuposto que para uma transição escolar se torne saudável é preciso atenção e cuidado por parte da escola e da família. O objetivo foi conhecer as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança nesta etapa, pois há necessidades infantis precisam ser reconhecidas. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, listar as características de cada segmento, as mudanças e dificuldades de adaptação da criança e discorrer sobre o papel da escola e da família no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico para seleção de 9 artigos científicos de revistas científicas indexadas na internet, posteriores a publicação de 2016, e de língua portuguesa, que foram analisados e os dados encaixados em três categorias: planejamento; características de cada segmento, mudanças e dificuldades de adaptação da criança; e o papel da escola e da família no processo de transição escolar da criança. Os resultados apontaram, que uma boa adaptação no processo de transição, é necessário ,além de um bom planejamento da escola, a parceria da família nas ações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais Raquel Meneses de Sousa.pdf174.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.