Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1024
Title: As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de socialização e aprendizagem na educação infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Pereira, Denyse Rafaella de Freitas Pereira
Keywords: Aprendizagem - brincadeira
Educação infantil
Jogo lúdico
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: PEREIRA, Denyse Rafaella de Freitas Pereira. As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de socialização e aprendizagem na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O brincar é uma ação que está intrínseca no ser humano e geralmente é visto somente como uma forma de entretenimento. Por muito tempo jogos e brincadeiras foram visto como atividades pejorativas e sem contribuições para o desenvolvimento humano. Contudo, a partir do século XX com o advento da Educação Infantil, notou-se que atividades lúdicas são de total valia para ajudar na construção de conhecimento. Este trabalho buscou analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras para o processo de socialização e aprendizagem na Educação Infantil. A partir da pesquisa bibliográfica nas bases de dados Google Acadêmico e Cientifica Eletrônica Library Online (SciELO), buscou-se trabalhos científicos publicados entre os anos de 2013 a 2021. Os jogos e brincadeiras são ferramentas essenciais para a aprendizagem em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico-motor, e ajudar as crianças a se relacionarem com seus pares. Assim, jogos e brincadeiras são fundamentais para a qualidade e efetividade do ensino, já que as crianças conseguem absorver melhor o conhecimento transmitido, tornando, mais prazeroso o processo de aprendizagem, além de contribuir para o melhor convívio social dos mesmos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denyse Rafaella de Freitas Pereira_0004172_parcial.pdf525.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.