Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1050
Title: A violência doméstica em tempos de pandemia e a aplicabilidade das políticas públicas.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Miranda, Bárbara Rodrigues
Keywords: Lei Maria da Penha
Aplicabilidade
Violência doméstica
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: MIRANDA, Bárbara Rodrigues. A violência doméstica em tempos de pandemia e a aplicabilidade das políticas públicas. Orientador: Risoleide de Souza Nascimento. 2021. 47. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O objetivo deste trabalho é trazer a importância das estratégias de prevenção para coibir o crime de violência domésticas contra mulheres. A Lei 11.340/2006 trouxe um avanço a sociedade, não só por ter criado mecanismos para combater a violência, mas por todo o processo de elaboração. Uma iniciativa das organizações em conjunto com o movimento feminino fez com que o Brasil fosse penalizado por omissão no caso Maria da Penha. Em virtude desse contexto, o país foi orientado a criar uma Lei para tratar do assunto. No ano de 2002 as associações voltadas em prol dos direitos e garantias dessas mulheres tomaram a frente e lutaram por cerca de dois anos, por meio de trabalhos coletivos para criar a legislação de proteção às vítimas. A lei foi aprovada no dia 07 de agosto de 2006 no Congresso Nacional e foi apontada como a terceira melhor legislação no campo Internacional. Com a promulgação da lei, as mulheres passaram a ter mais segurança e proteção. Diante disso, o estudo será conduzidosob os avanços no âmbito da legislação brasileira, bem como os instrumentos para reprimir os tipos de danos causados às vítimas. Será analisado,ao final, as manutenções, as ações preventivas em conjunto com as redes de apoio e a aplicabilidade das Políticas Públicas, bem como a sua efetividade. Por fim, será exposto o aumento significativo da violência doméstica no atual cenário da pandemia do SARS-COV-2-COVID19 no território brasileiro. A análise da revisão bibliografica foi realizada através de doutrinas, artigos e legislação vigente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1050
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianka Melyssa Lopes Paulino_0006794.pdf694.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.