Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1052
Title: A segurança jurídica da tutela da mulher no contexto da lei Maria da Penha em face da qualificadora do feminicídio: políticas públicas confrontes à exegese da norma penal.
Authors: Aguiar, Antonio Róger Pereira de (Orientador)
Queiroz, Cilese Aparecida de Lima
Keywords: Segurança jurídica
Política pública
Violência doméstica
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: QUEIROZ, Cilese Aparecida de Lima. A segurança jurídica da tutela da mulher no contexto da lei Maria da Penha em face da qualificadora do feminicídio: políticas públicas confrontes à exegese da norma penal. Orientador: Antonio Róger Pereira de Aguiar. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho possui o objetivo de analisar, a segurança jurídica da tutela da mulher no contexto da violência doméstica em razão do sexo feminino, bem como as políticas públicas em confronto com a interpretação da norma penal, a fim de demonstrar se a segurança jurídica vem da interpretação da norma ou se das políticas públicas. Para tanto, é necessário explanar a atuação do Estado diante dos princípios e garantias fundamentais as quais estabelecem as penalidades a serem cumpridas, analisar as medidas protetivas contra a violência doméstica em razão do menosprezo ou discriminação à condição de ser mulher, analisar de onde vem a segurança jurídica, se é da norma ou das políticas públicas. Realiza-se, então uma pesquisa por meio do método dedutivo-quantitativo-qualitativo-analitico e bibliográfico. Diante disso, verifica-se que o Governo através de política social tem alertado por meio de campanhas a mulher, para denunciarem as agressões sofridas, assim a população adquirem conhecimento e logo tem mais segurança, o que impõe a constatação de que a segurança jurídica não vem das políticas públicas, mas sim da interpretação da norma.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1052
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cilese Aparecida de Lima Queiroz_0005348.pdf324.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.