Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1072
Title: A legalidade de programas de trainee destinados apenas a pessoas negras sob a luz da constituição federal.
Authors: Gurão, Bruno Fonseca (Orientador)
Matias, Karen Suellen Lima Carvalho
Keywords: Racismo
Diferença racial
Princípio igualdade
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: MATIAS, Karen Suellen Lima Carvalho. A legalidade de programas de trainee destinados apenas a pessoas negras sob a luz da constituição federal. Orientador: Bruno Fonseca Gurão. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho, diante de acalourados debates atuais acerca das questões raciais num sentido amplo, gerados tanto entre acadêmicos como no senso comum, tem por objetivo fomentar uma reflexão aprofundada a respeito da disparidade entre pessoas brancas e negras em cargos de chefia na rede privada de trabalho na contemporaneidade mais atual. Contudo e primordialmente, com ênfase e inspiração no Programa de trainees exclusivo para candidatos(as) negros(as) que o Departamento de Lojas Magazine Luiza criou para recrutamentos em 2020, em que o mesmo diz ter por objetivo trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, com o intuito de suprimir a lógica das funções de trabalho determinadas pelas diferenças raciais. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho será avaliar se os programas de treinamentos destinados apenas para candidatos(as) negros(as) em empresas privadas violam ou não o princípio da igualdade à luz da Constituição Federal, ou se estes vêm a ser, assim como nas instituições públicas, paliativos contra a descriminação racial.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1072
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen Suellen Lima Carvalho Matias_0007250.pdf270.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.