Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1075
Title: Judicialização de políticas públicas de saúde no Brasil: fornecimento de medicamentos.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Lima, Leandro Oliveira
Keywords: Judicialização
Política social
Experiência cooperativa
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: LIMA, Leonardo Oliveira. Judicialização de políticas públicas de saúde no Brasil: forncecimento de medicamentos. Orientador: Risoleide de Souza Nascimento. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente artigo tem por escopo apresentar a atuação da jurisdição constitucional na ratificação da fundamentalidade material dos serviços sociais de saúde contidos na Lei Maior, considerando, portanto, o estado de inércia dos entes federativos na condução de políticas sociais que intentam com a correspondente redução das enfermidades e outros agravos à pessoa humana dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Consigna-se que o trabalho em apreço resta delineado na incidência da doutrina dos principais autores, de artigos científicos, como também, da jurisprudência pertinente ao tema sob análise. A pesquisa também manejou de esquema estatístico para se demonstrar o crescente numerário com expensas de medicamentos, o que, indiscutivelmente, não se dissocia da judicialização de políticas públicas de saúde. Contudo, é de se ressaltar a presença de experiências cooperativas entre instituições, como forma, de possibilitar a plena consubstanciação do direito à saúde, e portanto, fomentar a correspondência realística com as promessas constitucionais, simplificando, assim, o acesso ao bem-estar social.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1075
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Oliveira Lima_0006908.pdf353.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.