Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1214
Title: Cúrcuma: Um alimento com propriedades funcional na alimentação diária dos brasileiros.
Authors: Nascimento, Edilson Francisco do (Orientador)
Silva, Etienne Lucena
Martins, Francisca Raquel Bezerra
Keywords: Cúrcuma
Alimento funcional
Antioxidantes
Issue Date: 10-Mar-2022
Citation: SILVA, Etienne Lucena; MARTINS, Francisca Raquel Bezerra. Cúrcuma: Um alimento com propriedades funcional na alimentação diária dos brasileiros. Orientador: Edilson Francisco do Nascimento. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A cúrcuma é um alimento com propriedade funcional em que o seu composto bioativo (curcumina) possui diversas propriedades biológicas benéficas à saúde, entre elas o seu efeito anti- inflamatório e antioxidante que combatem o envelhecimento. Devidos os seus efeitos positivos ao corpo humano ela é usada e estudada pela medicina em todo o mundo para tratamento de diversas patologias. Na alimentação ela é utilizada como tempero, na forma de pó, para dar cor, aroma e sabor ao preparo de alimentos variados como: caldos, molhos, carnes e outras preparações dietéticas. Objetivo: Desenvolver preparações dietéticas que contenha a cúrcuma como ingrediente e na quantidade ideal para proporcionar benefícios a saúde. Métodos: Foram elaboradas três receitas com cúrcuma: omelete, shot e estrogonofe de frango e oferecido para teste de análise sensorial a um grupo de aproximadamente 20 estudantes universitários Resultados: Segundo a escala adotada para analisar os atributos: aparência, cor, aroma, sabor, consistência e impressão global dos alimentos, a omelete e o estrogonofe de frango obtiveram boa aceitação na análise sensorial; já o shot não teve boa aceitação segundo a pesquisa feita com os estudantes. Conclusão: A adição da cúrcuma na alimentação, por meio de preparações dietéticas, pode trazer inúmeros benefícios a saúde do homem, desde que seja consumida em doses que variam de 1g a 2,1g por dia e para aumentar a sua biodisponibilidade o ideal é usa-la juntamente com a pimenta preta.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1214
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Etienne Lucena Silva_0008432_Francisca Raquel Bezerra Martins_000538_parcial.pdf433.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.