Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1231
Title: Da possibilidade de adoção pela família acolhedora: um estudo jurídico-social sobre os rigores do programa de acolhimento familiar.
Authors: Bandeira, Alexandra Tatiana da Silva Marques (Orientador)
Paulino, Bianka Melyssa Lopes
Keywords: Família acolhedora
Adoção
Impossibilidade
Issue Date: 24-Mar-2022
Citation: PAULINO, Bianka Melyssa Lopes. Da possibilidade de adoção pela família acolhedora: um estudo jurídico-social sobre os rigores do programa de acolhimento familiar. Orientador: Alexandra Tatiana da Silva Marques Bandeira. 2021. 55. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o acolhimento familiar consiste em uma medida protetiva oferecida aos menores em situação de vulnerabilidade que foram afastados do convívio familiar, de modo que se pretende evitar que sejam colocados em abrigos institucionais. Dessa forma, a família acolhedora deverá assistir os acolhidos até que seja possível a reintegração familiar ou que seja necessária a colocação em família substituta, mediante adoção. Entretanto, atualmente, a legislação proíbe que os pais acolhedores se habilitem no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e que pretendam adotar o menor acolhido. Da mesma forma, a jurisprudência majoritária prioriza o CNA, indeferindo a adoção pelos pais acolhedores sob o fundamento que seria uma forma de burlar a fila da adoção e desvirtuar o propósito do acolhimento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os motivos desta vedação, tendo em vista que o contexto atual do Brasil propicia à adoção tardia, havendo um número exorbitante de pretendentes disponíveis a adoção que buscam apenas crianças de tenra idade. Por outro lado, restou demonstrado que os vínculos socioafetivos criados através do acolhimento familiar são inevitáveis, devendo ser feita a análise de cada caso concreto, a fim de que seja aplicado o princípio constitucional da proteção integral e do melhor interesse da criança e do adolescente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1231
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianka Melyssa Lopes Paulino_0006794.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.