Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258
Title: | Da abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância. |
Authors: | Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) Guedes, Jéssica Simone de Oliveira |
Keywords: | Assistência Cuidar Educação infatil |
Issue Date: | 4-Apr-2022 |
Citation: | GUEDES, Jéssica Simone de Oliveira. Da abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância. Orientador: (a). Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre o desenvolvimento da educação infantil com foco na transição do assistencialismo para o educativo bem como as relações do cuidar e educar, por meio de pesquisas bibliográficas, com levantamento histórico da educação infantil e das leis que impulsionaram as mudanças nas concepções da educação infantil. A partir dessas informações, foram realizadas reflexões sobre o cuidar e o educar, demostrando que deve ser indissociável na educação de crianças de zero a seis anos. Como resultado compreende-se o que é o processo assistencialista e o processo educativo e quais são suas vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos, enfim, pode-se inferir que o assistencialismo se mostrou como base para que houvesse criado o atendimento educacional voltado às crianças da primeira infância. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jéssica Simone de Oliveira Guedes_0009228_parcial.pdf | 265.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.