Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258
Title: Da abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância.
Authors: Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Guedes, Jéssica Simone de Oliveira
Keywords: Assistência
Cuidar
Educação infatil
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: GUEDES, Jéssica Simone de Oliveira. Da abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância. Orientador: (a). Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre o desenvolvimento da educação infantil com foco na transição do assistencialismo para o educativo bem como as relações do cuidar e educar, por meio de pesquisas bibliográficas, com levantamento histórico da educação infantil e das leis que impulsionaram as mudanças nas concepções da educação infantil. A partir dessas informações, foram realizadas reflexões sobre o cuidar e o educar, demostrando que deve ser indissociável na educação de crianças de zero a seis anos. Como resultado compreende-se o que é o processo assistencialista e o processo educativo e quais são suas vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos, enfim, pode-se inferir que o assistencialismo se mostrou como base para que houvesse criado o atendimento educacional voltado às crianças da primeira infância.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Simone de Oliveira Guedes_0009228_parcial.pdf265.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.