Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1259
Title: | A ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. |
Authors: | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Silva, Joice Souza e |
Keywords: | Psicomotricidade Ação pedagógica Educação infantil |
Issue Date: | 4-Apr-2022 |
Citation: | SILVA, Joice Souza e . A ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Abstract: | O tema deste trabalho monográfico é a ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 6 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como ocorre a construção da psicomotricidade como ação pedagógica na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: se os educadores conseguem compreender as falhas no processo de ensino e aprendizagem que decorrem de atrasos relacionados à falta da psicomotricidade na vida dos alunos, é possível planejar aulas que possibilitem o amplo desenvolvimento psicomotor das crianças. À medida que a criança se desenvolve, e quanto mais situações vivencia, melhor o controle de seu corpo, de sua percepção, sendo a escola um ambiente que oferece oportunidades de experiências psicomotoras contributivas para essa construção pela ação pedagógica. O objetivo geral é analisar como se dá a construção da psicomotricidade como ação pedagógica na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: demonstrar o desenvolvimento da psicomotricidade no desenvolvimento infantil e suas contribuições na ação pedagógica; abordar as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a escassez de atividades que desenvolvem a psicomotricidade no âmbito escolar; identificar como a psicomotricidade auxilia na construção do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido ao que a psicomotricidade proporciona para a Educação Infantil, mostrando a necessidade de trabalhar a psicomotricidade como ação pedagógica no âmbito escolar em prol do desenvolvimento da criança, para a ciência, é relevante por possibilitar reflexões acerca de suas contribuições das práticas psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se um método que auxilia o educador, agrega à sociedade, sendo imprescindível que a psicomotricidade seja uma ferramenta que estimule as habilidades e o desenvolvimento do ser humano, fazendo com que a ideia do seu uso no dia a dia do indivíduo, avance a cada dia, pois é necessário em todas as áreas da vida do ser humano e trazem resultados significativos no aprendizado e desenvolvimento. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1259 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joice Souza e Silva_0009144.pdf | 630.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.