Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1270
Title: A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Gomes, Maria do Socorro da Costa Lima
Keywords: Brincadeiras
Criança
Educação infantil
Issue Date: 5-Apr-2022
Citation: GOMES, Maria do Socorro da Costa Lima. A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho trata sobre a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, proporcionam diversas vantagens e contribuem para a formação do indivíduo, tal como estimular o desenvolvimento construtivo e a vida social. Através do brincar acontece uma interação com o meio e relaciona-se diretamente com a aprendizagem, logo, a criança brincando aprende de forma lúdica e brinca aprendendo. Seu objetivo é investigar a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica, focado em verificar se as atividades as quais acarretam teor lúdico são capazes de interferir e atuar positivamente no processo de desenvolvimento do aluno, se contribuem para a formação física, social, psicossocial e na inserção de um ser cidadão crítico em determinada sociedade. A pesquisa bibliográfica visou responder a seguinte questão norteadora: A problematização deste trabalho é saber se a ludicidade, jogos e brincadeiras no ambiente escolar, da Educação Infantil, contribuem para o desenvolvimento de aprendizagem? Foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam nos idiomas português. Diante do exposto percebe-se que diversos autores e pesquisadores possuem unanimidade ao relatarem e apresentarem argumentos acerca dos jogos e brincadeiras, que é extrema importância para adquirir conhecimento e desenvolver a personalidade. Constata-se a relevância de jogos e brincadeiras na vida da criança, além do lazer e diversão, capacitando a mesma para que possua atitudes cooperativas, desenvolvida e autônomas. Desenvolve-se também o pensamento acerca da importância que uma orientação qualificada, podendo propiciar desempenho de educação. Ademais, a prática das brincadeiras em ambiente escolar, permite ao educando ser um personagem ativo no seu processo de ensino, desenvolvendo por fim, sua autoconfiança.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1270
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria do Socorro da Costa Lima Gomes_0011902_parcial.pdf157.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.