Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1487
Title: Eventos trombóticos na pós alta hospitalar em pacientes diagnosticados com COVID-19.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Rezende, Amanda Oliveira de
Menezes, Juliana Martins Vieira de
Keywords: Covid-19
Trombose
Alta hospitalar
Issue Date: 18-May-2022
Citation: REZENDE, Amanda Oliveira de; MENEZES, Juliana Martins Vieira de. Eventos trombóticos na pós alta hospitalar em pacientes diagnosticados com COVID-19. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A infecção causada pelo vírus SARS-COV-2 aumenta substancialmente a chance do desenvolvimento de eventos trombóticos. Estes foram muito bem relacionados a pacientes em estado grave durante a internação hospitalar. Contudo, a manutenção do estado pró-trombótico por alguns meses, mesmo após a alta, trouxe preocupação quanto ao risco o qual os pacientes estão sujeitos, visto que o tromboembolismo pode apresentar uma alta taxa de mortalidade e comorbidade. Objetivo: Analisar a incidência e a relação dos eventos trombóticas após alto hospitalar da COVID-19. Metodologia: Foi realizado uma revisão sistemática da literatura a partir de 22 artigos nas bases de dado PubMED/MEDLINE, IBECS, Lilacs e BVS. Resultados: Os estudos mostraram, de forma geral, que a incidência desses eventos no período pós alta é menor do que se acreditava, que a tromboprofilaxia é capaz de reduzir em até 40% o risco de tromboembolismo de origem venosa e arterial, mas que em contra partida, dobra o risco de sangramentos fatais. Por outro lado, foram identificados grupos que apresentaram uma maior incidência desses eventos, e estes devem ser pacientes elegíveis ao tratamento profilático. Conclusão: Posto que os eventos trombóticos podem ocorrer, a anticoagulação profilática deve ser considerada tendo em vista as particularidades de cada caso e analisando o risco e benéfico para os pacientes que receberam alta hospitalar pós COVID-19. No entanto, estudos clínicos randomizados com alto nível de evidência são necessários para identificar os pacientes em risco de tromboembolismo pós alta.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1487
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Oliveira de Rezende_0008648_Juliana Martins de Menezes_0008655_parcial.pdf96.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.