Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1584
Title: Análise físico-química de amostras de paracetamol comprimido comercializadas na cidade do Gama-DF.
Authors: Mota, Alberto de Andrade Reis (Orientador)
Santos, Rafael Roque dos
Keywords: Paracetamol
Análise físico-química
Controle de qualidade
Issue Date: 11-May-2022
Citation: SANTOS, Rafael Roque dos. Análise físico-química de amostras de paracetamol comprimido comercializadas na cidade do Gama-DF. Orientador: Alberto de Andrade Reis Mota. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O paracetamol é um anti-inflamatório não esteroidal, com ação analgésica e antipirética cuja venda livre, baixo custo, e alta eficácia clínica o tornam um dos medicamentos mais consumidos no Brasil. Diante do seu consumo elevado, faz-se necessário o cumprimento das boas práticas de fabricação (BPF), fazendo parte das características físico-químicas dos medicamentos. Neste trabalho foram realizadas análises de doseamento, determinação de peso médio e determinação de potencial hidrogeniônico (pH) em amostras de paracetamol em sua forma farmacêutica comprimidos de 500mg. As amostras foram adquiridas em duas farmácias comerciais da cidade do Gama-DF e contemplam as apresentações de medicamento: referência, similar e genérico. Os resultados obtidos foram comparados com o preconizado na literatura, estando apenas a amostra do medicamento genérico fora do teor esperado, apresentando valor acima de 5% da dose informada. O pH de todas as soluções realizadas com os comprimidos ficaram entre 5,3 e 6,5 e o peso médio de todas as três classes de medicamentos apresentou uma variação menor que 5% do peso médio estando assim, dentro dos padrões estipulados pelo compêndio oficial.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1584
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Roque dos Santos_0005801_parcial.pdf199.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.