Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1716
Title: O direito potestativo no divórcio impositivo por parte da mulher.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Guedes, Lucilene Oliveira dos Santos
Keywords: Divórcio impositivo
Direito potestativo
Desburocratização
Issue Date: 5-Jul-2022
Citation: GUEDES, Lucilene Oliveira dos Santos. O direito potestativo no divórcio impositivo por parte da mulher. Orientador: Ivan Cláudio Pereira Borges. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: No presente estudo analisa-se a viabilidade da implementação do divórcio impositivo, por se tratar de instituto imperativo legal e jurídico. Inicialmente, será abordado sobre a constitucionalidade do divórcio unilateral, após a Emenda Constitucional n. 66/2010. Posteriormente, será demonstrado como o direito potestativo em intentar o divórcio extrajudicial é expressão de liberdade individual da mulher, e os argumentos de juristas renomados que embasam sua regulamentação, em seguida, se dará a abordagem do Projeto de Lei n. o 3.457/2019 que fora proposto por meio do provimento 06/2019, da CGJ-PE Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco, como forma de desburocratização e facilitação da dissolução do casamento através da via administrativa. A pesquisa se utiliza de metodologia aplicada na forma qualitativa, mediante revisão de literatura, como legislação, doutrina, artigos de periódicos científicos e sites de pesquisa, analisando a temática conforme o posicionamento jurisprudencial que os tribunais estão tomando em suas recentes decisões.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1716
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucilene Oliveira dos Santos Guedes.pdf301.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.