Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1729
Title: Pensamento jusnaturalista e ordenações filipinas: uma reflexão sobre as (im)possíveis influências do tomismo na tipificação da sodomia.
Authors: Castro, Luis Felipe Perdigão de (Orientador)
Almeida Neto, Wagner Piau de
Keywords: Direito
Filosofia
História
Issue Date: 6-Jul-2022
Citation: ALMEIDA NETO, Wagner Piau de. Pensamento jusnaturalista e ordenações filipinas: uma reflexão sobre as (im)possíveis influências do tomismo na tipificação da sodomia. Orientador: Luis Felipe Perdigão de Castro. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente artigo científico objetiva verificar se o pensamento jusnaturalista do filósofo Tomás de Aquino de alguma forma influenciou na criminalização da sodomia, isto é, da homossexulidade, com as consequentes sanções penais impostas aos sodomitas, durante o período colonial brasileiro (de 1530 d.C. a 1822 d.C.), através do Código Filipino (o ordenamento jurídico vigente à época no Brasil Colônia, que vigorou de 1603 d.C. a 1830 d.C., na seara criminal). Para tanto se analisará no que consiste o Direito natural, principalmente em Aquino e através de quais bases e com quais fontes as ordenações foram elaboradas, precipuamente com ênfase nas obras de Paulo Nader, Bernardo Veiga e Renan Aguiar. Caso não seja verificada nenhuma influência do tomismo na tipificação, se passará à análise das possíveis influências e de qual seja a relação do jusnaturalismo tomasiano com o crime de sodomia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1729
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wagner Piau de Almeida Neto.pdf287.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.