Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1855
Title: Análises físico-químicas e microbiológicas em leite A2A2 comercializado no DF.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Almeida, Lorrane Pereira dos Reis
Keywords: Betacaseína
Qualidade do leite
Beta-casomorfina7
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: ALMEIDA, Lorrane Pereira dos Reis. Análises físico-químicas e microbiológicas em leite A2A2 comercializado no DF. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Leites com selo A2 tem ganhado importância e são considerados de fácil digestão, pois não possuem em sua composição peptídeos bioativos, associado ao desenvolvimento de alergias. Neste contexto, esse trabalho teve como objetivo analisar características físico-químicas e microbiológicas em amostras de leite A2A2 cru e pasteurizado comercializado no Distrito Federal sem certificação. Diante dos resultados, foi observado que as amostras apresentaram teores de acidez, proteína e prova de peroxidase fora dos padrões estabelecidos pela a legislação, estando assim, impróprio para comercialização. Quanto as análises microbiológicas, três amostras apresentaram números superiores ao estabelecido. Além disso, foi possível observar que, de modo geral, os genes para a beta-caseína A2 desempenham pouco efeito nos parâmetros físico-químicas do leite. As informações obtidas da avalição dos parâmetros de qualidade são fundamentais para conscientizar a obtenção de leites fiscalizados e certificados, garantindo um produto mais seguro.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1855
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorrane Pereira dos Reis Almeida.pdf984.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.