Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1945
Title: Judicialização na saúde pública brasileira: uma revisão integrativa.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Lucena, Davidson Gregório de
Keywords: Judicialização da saúde
Direito à saúde
Poder judiciário
Issue Date: 28-Jul-2022
Citation: LUCENA, Davidson Gregório de. Judicialização na saúde pública brasileira: uma revisão integrativa. Orientador: Risoleide de Souza Nascimento. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente artigo objetiva analisar através de uma revisão integrativa, artigos científicos que abordam o tema da judicialização da saúde pública no Brasil, bem como trazer uma visão geral sobre o tema que vem ganhando grande destaque no campo jurídico e de saúde pública. O texto aborda um breve histórico do sistema público de saúde brasileiro, os impactos da judicialização e os desafios e perspectivas futuras. Conclui-se que a judicialização da saúde é um exercício de cidadania, mas por outro lado vem se tornando uma grave problemática, pois afeta significativamente o orçamento de saúde pública destinado à população em geral. O sistema judiciário e a administração pública não aparentam estarem preparados para o aumento da demanda relacionada a saúde, sendo muitos os desafios ainda a serem enfrentados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1945
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Davidson Gregório de Lucena_parcial.pdf229.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.