Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1949
Title: Ameaça judicial à democracia representativa no Brasil. Análise da decisão monocrática do Ministro Nunes Marques na ADI 6.630/DF.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Balieiro, Henrique Chaves
Keywords: Democracia
Judicialização da política
Lei da ficha limpa
Issue Date: 28-Jul-2022
Citation: BALIEIRO, Henrique Chaves. Ameaça judicial à democracia representativa no Brasil. Análise da decisão monocrática do Ministro Nunes Marques na ADI 6.630/DF. Orientador: Ivan Cláudio Pereira Borges. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este artigo científico tem como objetivo analisar a decisão monocrática liminar do Ministro Nunes Marques na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6.630/DF), liderada pelo Partido Democratico Trabalhista (PDT), com pedido de medida cautelar, visando suspender o termo “após o cumprimento da pena” presente na alínea “e” do inciso I, do artigo 1o da Lei Complementar no 64/90 (Lei das Inelegibilidades), com redação dada pela Lei Complementar no 135/2010, o que pode ameaçar a democracia representativa brasileira, uma vez que a judicialização da política pode retirar do povo o poder na tomada de decisões importantes para o Estado. O estudo dedica-se a compreender a evolução da democracia representativa, os contornos da decisão do STF sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e a judicialização da política. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa dedutivo de modo a ampliar o alcance dos conhecimentos para fomentar o raciocínio, bem como pesquisa de documentação direta para a análise sistemática de dados. O tipo de pesquisa bibliográfica foi efetuada por meio de análise de livros, artigos científicos, jurisprudência e texto constitucional.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1949
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Chaves Balieiro_parcial.pdf80.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.