Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1954
Title: Crianças invisíveis: o problema da desistência no processo de adoção, após o estágio de convivência e a responsabilização civil por conta dessa desistência.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Fonseca, Victória Letícia Alves Siqueira
Keywords: Adoção
Desistência
Estágio de convivência
Issue Date: 28-Jul-2022
Citation: FONSECA, Victória Letícia Alves Siqueira. Crianças invisíveis: o problema da desistência no processo de adoção, após o estágio de convivência e a responsabilização civil por conta dessa desistência. Orientador: Ivan Cláudio Pereira Borges. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A pesquisa trata-se da situação de invisibilidade de crianças sob custódia do Estado brasileiro, e a indignidade a que têm sido submetidas por conta da desistência dos adotantes, analisar a possibilidade da desistência como ato ilícito, e a responsabilização civil objetiva. Este estudo abordará assuntos como a desistência da adoção, quando autorizada por Lei, ou seja, até qual período do processo de adoção pode ocorrer. Será abordado sobre a responsabilidade civil extracontratual por ato próprio, ou por ato ou fato de terceiro, sobre a aplicação da responsabilidade civil no âmbito de família. O cabimento da indenização por danos morais nos casos de desistência da adoção tanto durante o estágio de convivência quanto após o trânsito em julgado da sentença, ao longo do trabalho verão que não há uma jurisprudência pacífica, e que os Tribunais têm decidido sobre o cabimento da adoção analisando cada caso levando em consideração os danos causados aos menores.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1954
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victória Letícia Alves Siquera Fonseca_parcial.pdf151.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.