Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1960
Title: Aplicabilidade da resolução 125 do CNJ ao procedimento dos juizados especiais cíveis.
Authors: Bandeira, Alexandra Tatiana da Silva Marques (Orientador)
Souza, João Vitor Moura
Keywords: Resolução n° 125/10 do CNJ
Juizado especial cível
Poder judiciário
Issue Date: 29-Jul-2022
Citation: SOUZA, João Vitor Moura. Aplicabilidade da resolução 125 do CNJ ao procedimento dos juizados especiais cíveis. Orientador: Alexandra Tatiana da Silva Marques Bandeira. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Há vários anos os meios adequados de resolução de conflitos têm estado presentes no âmbito jurídico. Com o intuito de expandir as probabilidades de conciliação, foram publicadas diversas leis. O Juizado Especial foi instituído pela Lei n° 9.099/95, trazendo maior perceptibilidade para os meios adequados de resolução de conflitos, instituindo princípios e colocando como principal instrumento de resolução de conflitos a conciliação e a mediação. A resolução 125 do CNJ, busca viabilizar políticas judiciais nacionais que tratem adequadamente de conflitos de interesses e enfatizar a necessidade de prover outros mecanismos de resolução de disputas compatíveis com sua natureza e particularidades, especialmente os chamados meios de negociação, no caso, a conciliação e a mediação. É necessário fortalecer os contatos sociais, definir interesses, promover relações de cooperação e educar ambas as partes para a solução adequada de conflitos. A metodologia utilizada neste artigo foi a indutiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1960
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Vitor Moura Souza_parcial.pdf138.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.