Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2030
Title: A importância do brincar na educação infantil.
Authors: Soares, Glauciana de Araújo (Orientador)
Chaves, Ingrid Pereira
Keywords: Brincar
Desenvolvimento
Educação infantil
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: CHAVES, Ingrid Pereira. A importância do brincar na educação infantil. Orientador: Glauciana de Araújo Soares. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como finalidade retratar a importância do brincar na Educação Infantil. O presente estudo tem como objetivo geral ressaltar a grande importância e os benefícios do brincar, quando inserido dentro do ambiente escolar, como um método pedagógico no processo de Ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Outrossim, os objetivos específicos aqui apresentados são: relatar o desenvolvimento da criança por meio de jogos e brincadeiras; relacionar a importância do brincar com o processo de ensino-aprendizagem; e apontar formas para aprimorar o brincar na Educação Infantil. O problema de pesquisa aqui explorado é: Por que os professores muitas vezes possuem dificuldades em conciliar os jogos e as brincadeiras como um método de ensino aprendizagem dentro de sala de aula? A hipótese aborda que independente dos modos de mediação do docente, é fundamental que ele tenha um olhar além do ensino tradicional, com o entendimento que ao se trabalhar com o brincar e com jogos dentro de sala de aula a criança não estará isenta de aprendizagem, e sim enriquecendo-a e se desenvolvendo de maneira saudável e positiva. Por fim, a metodologia utilizada neste trabalho, se desenvolveu pela pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa teórica e duração de 6 meses. O instrumento de coleta dados foi utilizado através de matérias públicas em artigos científicos, pesquisas em sites como google acadêmico e em revistas. Com base no que foi abordado no trabalho, notou-se que o brincar é uma das principais atividades na vida do ser humano, e deve estar presente no cotidiano das crianças, tendo em vista que quando inserida dentro do contexto escolar, tem grande relevância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sejam eles, cognitivo, afetivo, agregando um ensino mais flexível, eficaz, prazeroso e significativo, desenvolvendo assim, importantes capacidades na criança, auxiliando- as na criação da sua identidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2030
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ingrid Pereira Chaves_parcial.pdf177.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.