Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2036
Title: Pedagogia hospitalar: conciliação entre educação e saúde.
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Lourenço, Karolainy Monteiro
Keywords: Ambiente hospitalar
Educação
Conciliação
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: LOURENÇO, Karolainy Monteiro. Pedagogia hospitalar: conciliação entre educação e saúde. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A escola durante muito tempo, foi vista como o único local em que havia processo de ensino. Ao longo dos anos, foi possível notar que esse mesmo ensino ia além dos muros da escola, com isso, percebeu-se que o pedagogo poderá atuar também fora de sala de aula, sendo o ambiente hospitalar um desses lugares. Objetivo Geral: Descrever como ocorre o processo de conciliação entre educação no ambiente hospitalar. Trata-se de uma revisão da literatura, com abordagem qualitativa, utilizando-se a ferramenta do Google Acadêmico, pesquisas/estudos referentes nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de acervos em bibliotecas on-lines e sítios do Ministério da Saúde (MEC) procurando por artigos e monografias publicados entre 2015 a 2021. Ao realizar esse estudo, foi possível compreender como se dá a conciliação entre a educação e saúde e a formação do pedagogo para atuação nesses espaços, bem como o surgimento da pedagogia hospitalar. A priori considera-se que é preciso ainda na formação do futuro pedagogo, a implementação de uma matéria especifica que vise à importância da atuação fora do ambiente escolar, tal fato se sucede porque alguns dos pedagogos em formação conhecem apenas a área escolar como principal atuação do professor. Como tal, se vê necessário que o ambiente hospitalar seja expandido, visto que isso fará com que o pedagogo além de prestar assistência ao aluno hospitalizado, possa ter um leque de oportunidades de trabalho. Espera-se que as observações realizadas nesse trabalho possam contribuir para pesquisas futuras.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2036
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karolainy Monteiro Lourenço_parcial.pdf329.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.