Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2049
Title: Desafios das famílias durante o processo de adaptação da criança na educação infantil.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Silva, Rebeca de Souza
Keywords: Famílias
Adaptação
Educação infantil
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: SILVA, Rebeca de Souza. Desafios das famílias durante o processo de adaptação da criança na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como tema central os desafios das famílias durante o processo de inserção da criança na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, baseado em estudos anteriores. O principal objetivo foi conhecer desafios das famílias durante o processo de adaptação da criança na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram descrever os aspectos facilitadores e dificultadores da adaptação da criança na escola; descrever quais são as estratégias dos profissionais da Pedagogia adotadas para a inserção da criança e a parceira com a família; descrever o processo de adaptação da criança na Educação Infantil. Este trabalho é importante para o profissional pedagogo por abordar os desafios das famílias durante oprocesso de adaptação da criança na Educação Infantil, que é um processo complexo e gradual, e envolve a criança, seus pais, a educadora/educador e a instituição de Educação Infantil,por isso é relevante para ciência conhecer como a adaptação, a construção de vínculo e de identidade na escola representam desafios para as famílias para aceitação e confiança, valorização e funcionalidade das ações desenvolvidas na escola, além de contribuir para propagar conhecimentos acerca das ações profissionais e as práticas da Educação Infantil que possibilitam que o processo de adaptação ocorra de maneira adequada e significativa para as famílias e crianças.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2049
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca de Souza Silva_parcial.pdf122.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.