Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2051
Title: Educação inclusiva: igualdade e valorização das crianças com dislexia.
Authors: Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Oliveira, Rosilene Rodrigues de
Keywords: Dislexia
Educação inclusiva
Igualdade
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: OLIVEIRA, Rosilene Rodrigues de. Educação inclusiva: igualdade e valorização das crianças com dislexia. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente trabalho visa apresentar aspectos relevantes acerca da educação inclusiva, igualdade e valorização das crianças com dislexia, sendo realizado por meio de uma revisão de literatura. O estudo foi orientado pela seguinte hipótese: as crianças disléxicas não possuem as mesmas oportunidades de acesso à educação de qualidade. A dislexia dificulta o aprendizado e está relacionado a problemas em reconhecer as palavras, por deficiência na habilidade de soletração ou decifração, fazendo confusões na identificação das vogais ou consoantes. As reflexões finais se direcionam a responder a seguinte problemática: as crianças com dislexia têm acesso igualitário a uma educação de qualidade? Os objetivos da pesquisa foram alcançados com a descrição das limitações do processo de ensino aprendizagem causados pela dislexia, apontando o papel do docente e da família na condução de ações facilitadoras do aprendizado, e investigando os motivos pelos quais as crianças com dislexia não estariam incluídas de forma igualitária na educação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2051
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilene Rodrigues de Oliveira_parcial.pdf153.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.