Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2053
Title: O brincar no contexto da educação infantil: contribuições para o processo ensino-aprendizagem.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Silva, Thainá Custódio da
Keywords: Brincar
Ensino-aprendizagem
Educação infantil
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: SILVA, Thainá Custódio da. O brincar no contexto da educação infantil: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como foco o desenvolvimento da criança de modo integral, agregando as contribuições da família e do meio em que a criança está inserida. Nessa etapa educacional, as práticas pedagógicas são voltadas ao desenvolvimento de habilidades, capacidade de socialização, de novas experiências e descobertas, por meio das interações e brincadeira. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar as contribuições do brincar para o ensino-aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se de uma análise bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio de livros, artigos, e outras produções que versam da temática aqui apresentada, localizadas nas bases de dados: periódicos e sítios do Ministério da Educação (MEC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual ProQuest. Por meio dessa dinâmica, identificou-se a partir dos objetivos específicos que: em seu contexto histórico, o processo de construção dessa etapa da Educação Básica não foi simples, visto que por muito tempo a criança não recebia o cuidado e a atenção que lhe era devido, visto que as primeiras instituições educacionais se encontravam especialmente dentro de uma perspectiva de caráter assistencialista. Nesse sentido, sendo a Educação Infantil a base do processo educacional, deve-se garantir que a criança adquira habilidades e se desenvolva de modo integral, visto que nessa etapa da educação, o brincar é encarado como uma ação que faz parte da evolução humana. Também foi possível compreender que o brincar além de ser recurso pedagógico no âmbito educacional, é um direito da criança, e oportuniza o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. Tendo em vista que a participação ativa da criança no processo de construção pessoal é indispensável as ações do docente previamente estabelecidas, voltadas para o processo ensino-aprendizagem proporcionam o uso da imaginação e criatividade, o desenvolvimento da criticidade, gerando um conjunto de conhecimentos. A partir desses resultados foi possível compreender que o brincar na Educação Infantil, desempenha um papel de grande relevância para o ensino-aprendizagem, assim como para a formação moral da criança. Portanto, o brincar não pode ser visto tão somente como uma estratégia de distanciamento dos adultos da criança ou de recreação, mas sim, como prática pedagógica, de construção de saberes e de socialização.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2053
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thainá Custódio da Silva_parcial.pdf182.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.