Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/212
Title: Análises Microbiológicas e Físico-Químicas de Queijos Minas Frescal comercializados em feiras livres do Gama – DF.
Authors: Matias, Ana Elisa Barreto (Orientador)
Barbosa, Patrícia Faria
Keywords: Queijo
Leite
Análises microbiológicas
Controle de qualidade
Contaminação
Issue Date: 4-Oct-2019
Citation: BARBOSA, Patrícia Faria. RABELO, Amanda Vasconcelos. Ferramentar e estratégias da garantia da qualidade utilizadas no fluxo de reclamações de mercado. Orientador: Ana Elisa Barreto Matias. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. Orientador: Ricardo Chiappa. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Queijo Minas Frescal é um dos principais alimentos comercializados em feiras livres, produzido normalmente de forma artesanal. A fim de verificar os limites microbiológicos e físico-químicos de acordo com os padrões e órgãos competentes, foram analisadas 2 amostras de 2 tipos de Queijo Minas Frescal, comercializados na cidade Gama-DF. As análises realizadas foram baseadas nas metodologias descritas no Instituto Adolf Lutz, onde comprovam contaminação microbiológica e também a não conformidade aos parâmetros físico-químicos essenciais como por exemplo, a presença de substâncias inorgânicas apontadas pelas análises de determinação de cinzas. Evidencia-se a falta de padrão e controle da qualidade da matéria-prima na produção de queijos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/212
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Barbosa_0002155.pdf233.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.