Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2129
Title: Avaliação da qualidade de vida e alterações funcionais em pacientes com síndrome pós-covid.
Authors: Feliciano, Gardenia Sampaio de Castro (Orientador)
Araujo, Mariane Torres de
Aguiar, Raquel Pereira de
Keywords: COVID-19
qualidade de vida
funcionalidade
Issue Date: 23-Jan-2023
Citation: ARAUJO, Mariane Torres de; AGUIAR, Raquel Pereira de. Avaliação da qualidade de vida e alterações funcionais em pacientes com síndrome pós-covid. Orientador: Gardenia Sampaio de Castro Feliciano. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A COVID-19 pode acometer diversos sistemas do corpo humano e apresentar alterações funcionais reduzindo a qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e observar as alterações funcionais em pacientes com síndrome pós-covid atendidos no serviço de fisioterapia da clínica escola de faculdade particular de ensino superior do Gama-DF. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de estudo observacional, transversal, quantitativo realizado através de pesquisa de registros de prontuários dos pacientes com síndrome pós-covid atendidos no serviço de fisioterapia da clínica escola de faculdade particular de ensino superior do Gama-DF. Apresentação e análise de dados: O escore médio encontrado na escala de Barthel foi de 80, resultado que considera os pacientes com dependência leve. No Questionário de qualidade de vida SF-36 o domínio limitação por aspectos físicos apresentou o pior escore médio em relação aos outros domínios o que indica que os pacientes possuem limitações no trabalho ou nas atividades de vida diária. Em contrapartida o domínio Saúde mental apresentou a maoir média em relação aos outros aspectos indicando ausência de problemas psicológicos nos participantes. Considerações finais: O presente estudo mostrou que os pacientes com síndrome pós-covid tiveram um declínio considerável na capacidade funcional e na qualidade de vida. Palavras-chave: COVID-19; qualidade de vida; funcionalidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2129
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariane Torres de Araujo_Raquel Pereira de Aguiar_parcial.pdf97.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.