Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2131
Title: Medidas de reabilitação na capacidade muscular e cardiorrespiratória em pacientes pós-covid-19.
Authors: Olher, Rafael dos Reis Vieira (Orientador)
Ramos, Ricardo Carmo
Albuquerque, Thiago Lacerda
Keywords: Força
Capacidade cardiorrespiratória
fisioterapia
Issue Date: 23-Jan-2023
Citation: RAMOS, Ricardo Carmo; ALBUQUERQUE, Thiago Lacerda. Medidas de reabilitação na capacidade muscular e cardiorrespiratória em pacientes pós-covid-19. Orientador: Rafael dos Reis Vieira Olher. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda grave caracterizada por disfunção muscular na síndrome pós-COVID. A reabilitação fisioterapêutica pós-COVID19 visa prevenir sequelas do vírus, restabelecendo a funcionalidade musculoesquelética. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia das medidas de reabilitação neuromuscular e cardiorrespiratória em pacientes pós-covid-19 em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. MÉTODOS: Análise de dados de prontuários de pacientes com fraqueza de membros inferiores por sequela de COVID19. Foram avaliadas as formas de tratamento utilizadas na reabilitação: escala de força muscular Medical Research Council Scale (MRC), teste de caminhada de 6 minutos (TC6) e cirtometria. RESULTADOS: Em relação à avaliação da cirtometria dos voluntários, não houve diferença significativa na análise entre os membros pré e pós-intervenção. Quanto à avaliação da força, todos os voluntários apresentaram valores normais, mas, com aumento de força significativo para abdução de ombros e extensão de punho direito. Quanto TC6, dos 4 voluntários avaliados 2 apresentaram melhora de desempenho. CONSIDERAÇÕES FINAIS:A evolução do quadro cardiorrespiratório e de resistência muscular pode ser observada no contexto do teste TC6, contudo, os testes de força e cirtometria se mostram inconclusivos, dada a escassez de dados, concomitante a isto, as condutas de reabilitação utilizadas revelam que a clínica escola está de acordo com as recomendações descritas na literatura.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2131
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Carmo Ramos_Thiago Lacerda Albuquerque_parcial.pdf229.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.