Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2138
Title: A responsabilidade civil consumerista no contrato de dropshipping.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Melo, Eduarda Nóire Medeiros
Keywords: Contratos eletrônicos
Dropshipping
Responsabilidade consumerista
Issue Date: 13-Dec-2022
Citation: MELO, Eduarda Nóire Medeiros. A responsabilidade civil consumerista no contrato de dropshipping. Orientador: Ivan Claudio Pereira Borges. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O trabalho investiga a natureza e o enquadramento jurídico do dropshipping no âmbito brasileiro, fenômeno crescente no comércio eletrônico. Em um primeiro momento, analisa o conceito do termo em si, como faz uma análise sobre o funcionamento do procedimento. Após, busca-se compreender a natureza jurídica desse contrato em função de espécies contratuais típicas que se assemelham ao dropshipping. Por fim, a responsabilidade civil consumerista do intermediador e seu problema fronteiriço. O artigo possui abordagem metodológica, com bases bibliográficas, jurisprudenciais e documentais. Conclui-se que o modelo de dropshipping costuma ocorrer no modelo de compra e venda ou no contrato semelhante de colaboração/intermediação. Por fim, conclui-se que o intermediador (varejista) só pode ser responsabilizado por vício do produto ou inadimplência do contrato a depender do modelo adotado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2138
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduarda Nóire Medeiros Melo.pdf220.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.