Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2153
Title: Análise da prisão temporária na visão do STF: julgamento das ADIs 3.340 e 4.109.
Authors: Aguiar, Antônio Roger Pereira de (Orientador)
Carneiro, Matheus Sousa
Keywords: Direito processual penal
Prisão
Medida cautelar
Issue Date: 14-Dec-2022
Citation: CARNEIRO, Matheus Sousa. Análise da prisão temporária na visão do STF: julgamento das ADIs 3.340 e 4.109. Orientador: Antônio Roger Pereira de Aguiar. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Univesitário dor Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo tem por objetivo analisar a decisão proferida pelo STF no julgamento das ações diretas de inconstitucionalidade 3.340 e 4.109 que definiram critérios para decretação da prisão temporária, disciplinada pela Lei 7.960, de 1989. A decisão traz a teoria geral das cautelares para a prisão temporária. Considera-se que a decisão é uma inovação jurisprudencial. Surge um questionamento no sentido de continuar existindo a prisão temporária. Tanto a prisão temporária quanto a prisão preventiva possuem os requisitos do fumus commissi delicti e do periculum libertatis e algumas peculiaridades que faz que continuem coexistindo. Com base nesses aspectos será feito um estudo teleológico acerca da prisão temporária, uma pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, pois as argumentações tangenciarão aspectos pragmáticos da ciência do direito em 3 (três) capítulos com a exposição geral da temática, os aspectos que a fizeram ser questionada como inconstitucional, o controle abstrato de constitucionalidade que tem efeitos erga omnes e aplicação dos critérios fixados na prisão temporária pelo STF, razão de seguir coexistindo com a prisão preventiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2153
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Sousa Carneiro.pdf241.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.