Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203
Title: A importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Silva, Francymara Oliveira da
Keywords: Família
Escola
Aprendizagem
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: SILVA, Francymara Oliveira da. A importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo pretende discutir a importância da participação da família na vida escolar da criança para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, partindo do pressuposto que o envolvimento da família no processo educacional é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem infantil, base para outras aprendizagens, como da vida familiar e social. O objetivo geral foi discorrer sobre a importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, para alcança-lo, percorreu-se os seguintes objetivos específicos: o papel da família na escola; as contribuições da parceria família- escola; as intervenções pedagógicas que desenvolvem a parceria família-escola. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, e sites oficiais da legislação brasileira. Aplicou-se os critérios de exclusão, de livros não acadêmicos, blogs, jornais, monografias, sites de entrevistas, e de inclusão, foram artigos científicos indexados na internet, e documentos oficiais da educação. Foram incluídos 13 artigos publicados em Anais de Revistas Cientificas com ISSN, e após a leitura dos títulos e resumos, foram analisados, encaixados três categorias relativas aos objetivos específicos. Os resultados apontaram que a educação da criança é principalmente de responsabilidade da família, e a escola é complementar nesse processo de educação, e que apesar de cada criança ser diferente em seu desenvolvimento, é necessário que ocorra acolhimento por parte da escola, assim como de sua família para envolvimento e participação das ações para consolidação de melhor desenvolvimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francymara Oliveira da Silva.pdf226.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.