Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203
Title: | A importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. |
Authors: | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Silva, Francymara Oliveira da |
Keywords: | Família Escola Aprendizagem |
Issue Date: | 19-Jan-2023 |
Citation: | SILVA, Francymara Oliveira da. A importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Abstract: | Este artigo pretende discutir a importância da participação da família na vida escolar da criança para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, partindo do pressuposto que o envolvimento da família no processo educacional é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem infantil, base para outras aprendizagens, como da vida familiar e social. O objetivo geral foi discorrer sobre a importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, para alcança-lo, percorreu-se os seguintes objetivos específicos: o papel da família na escola; as contribuições da parceria família- escola; as intervenções pedagógicas que desenvolvem a parceria família-escola. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, e sites oficiais da legislação brasileira. Aplicou-se os critérios de exclusão, de livros não acadêmicos, blogs, jornais, monografias, sites de entrevistas, e de inclusão, foram artigos científicos indexados na internet, e documentos oficiais da educação. Foram incluídos 13 artigos publicados em Anais de Revistas Cientificas com ISSN, e após a leitura dos títulos e resumos, foram analisados, encaixados três categorias relativas aos objetivos específicos. Os resultados apontaram que a educação da criança é principalmente de responsabilidade da família, e a escola é complementar nesse processo de educação, e que apesar de cada criança ser diferente em seu desenvolvimento, é necessário que ocorra acolhimento por parte da escola, assim como de sua família para envolvimento e participação das ações para consolidação de melhor desenvolvimento. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Francymara Oliveira da Silva.pdf | 226.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.