Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2205
Title: A importância das brincadeiras para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Costa, Gabriela de Paula Lima
Keywords: Brincar
Criança
Desenvolvimento infantil
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: COSTA, Gabriela de Paula Lima. A importância das brincadeiras para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo tem como finalidade discutir a importância das brincadeiras para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil por meio de uma revisão bibliográfica. As analises indicaram que durante a história foi um longo período para se alcançar uma valorização justa e correta das crianças. Identificou-se também que a criança passa por várias fases de desenvolvimento, e cada pessoa atinge um resultado diferente, pois depende de como absorve os conhecimentos. Assim apontou-se que as brincadeiras contribuem para as aprendizagens e desenvolvimento integral da criança, e que os jogos, a ludicidade, são importantes para o desenvolvimento infantil. A criança brinca para entender o mundo, assim aprender a falar, ouvir, inventar, imaginar, ou seja, aprende a respeitar opiniões do outro, a expor suas ideias, tomar decisões, fazer escolhas e resolver conflitos. Diante da importância do brincar para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças, a instituição educativa deve valorizar a fase da Educação Infantil e o brincar. Os educadores necessitam priorizar atividades que envolvam a brincadeira, pois ela é primordial na primeira infância.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2205
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela de Paula Lima Costa_parcial.pdf96.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.