Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2210
Title: | Educação antirracista e sua importância na construção da identidade da criança. |
Authors: | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) Barbosa, Ingredy de Jesus |
Keywords: | Trajetória negra Cultura afro-brasileira Educação antirracista |
Issue Date: | 19-Jan-2023 |
Citation: | BARBOSA, Ingredy de Jesus. Educação antirracista e sua importância na construção da identidade da criança. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Abstract: | O presente artigo busca compreender a função da escola no processo de consolidação da identidade da criança negra por meio de uma educação antirracista. Entre os objetivos do presente artigo, pretende-se investigar a trajetória do negro na escolarização e educação brasileira; destacar políticas públicas e normativas para uma abordagem do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas; bem como a importância de práticas antirracistas no contexto educacional e sua função na construção da identidade da criança negra. A partir da metodologia qualitativa, concluiu-se que mesmo com o aumento de movimentos sociais, fundamentais na integração da cultura afro- brasileira nas escolas, e normativas estabelecidas com a finalidade de formalizar os direitos dos negros no âmbito escolar, as práticas adotadas pelos docentes ainda apresentam falhas, as quais revelam a necessidade de outras políticas públicas voltadas para a temática. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2210 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ingredy de Jesus Barbosa_parcial.pdf | 171.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.