Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2253
Title: O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Bomtempo, Mayara Vieira da Silva
Keywords: Brincar
Educação Infantil
Desenvolvimento integral
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: BOMTEMPO, Mayara Vieira da Silva. O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da prática do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, analisando-se cuidadosamente a literatura publicada a respeito do tema, bem como a legislação atual que orienta a Educação Infantil. As análises dessas produções indicaram que o brincar auxilia o processo de desenvolvimento em cada fase da vida da criança, a criança desenvolve suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais através das interações e brincadeiras. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças até cinco anos de idade, garantindo o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Nessa etapa ocorre o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas.O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Nos jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve sua autonomia, desempenha e define regras, trazendo grandes contribuições para o seu desenvolvimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2253
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Vieira da Silva Bomtempo.pdf357.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.